PT: (+351) 289 316 394
info
Reguengos de Monsaraz escolhida para Cidade Europeia do Vinho 2015!

Reguengos de Monsaraz escolhida para Cidade Europeia do Vinho 2015!

Reguengos de Monsaraz, no Alentejo, vai ser a Cidade Europeia do Vinho 2015, sucedendo a Jerez de La Frontera (Espanha), escolhida em 2014.

A decisão é da RECEVIN - Rede Europeia das Cidades do Vinho, que de acordo com o calendário oficial do evento devia escolher, este ano, uma cidade portuguesa, tendo optado pela candidatura de Monsaraz, que apresentou como parceiros os municípios de Évora e de Elvas.

Havia mais duas propostas portuguesas ao título. Cantanhede, em parceria com as câmaras de Mealhada, Águeda, Anadia e Oliveira do Bairro, candidatou a região da Bairrada. Já Monção e Melgaço puseram a concurso a região dos vinhos verdes Alvarinho.

A favor da candidatura alentejana terá pesado a realização de iniciativas como a Gala anual da Cidade Europeia do Vinho, o Congresso Internacional da Vinha e do Vinho, o Congresso Internacional de Polifonias, o Encontro Europeu de Confrarias Enogastronómicas, o Mercado Esporão Slow Food Alentejo e o estágio para jovens agricultores europeus com seminários dirigidos por especialistas e visitas a produtores de vinho da região.

No âmbito da Cidade Europeia do Vinho 2015 vão, ainda, ser organizadas observações astronómicas com provas de vinhos, colheita de uvas para a criação de um vinho comemorativo, provas temáticas e jantares gastronómicos.

Numa reação à decisão da RECEVIN, a autarquia, presidida por José Calixto, considera a distinção "muito importante para a promoção dos vinhos de Reguengos de Monsaraz e de toda a região, mas também para a divulgação turística do Alentejo".

Fonte: Expresso

 

Escolha Portugal! Escolha com a VAP Real Estate.