PT: (+351) 289 316 394
info
Portugal, no Top10 das Praias com Melhor Qualidade das Águas

Portugal, no Top10 das Praias com Melhor Qualidade das Águas

A Agência Europeia do Ambiente (AEE) avaliou a qualidade das águas em 22 076 estâncias balneares nos 28 países da União e também na Suíça e na Albânia e as conclusões revelaram que 95% dos locais examinados ao longo do ano passado cumprem todos os requisitos. A classificação analisa os níveis de dois tipos de bactérias que indicam a presença de poluição proveniente dos esgotos ou do gado. Se forem ingeridas, essas bactérias podem causar doenças, como vómitos e diarreia.

Contudo, esclarece a EEA, "as classificações das águas balneares não têm em conta o lixo, a poluição e outros aspetos prejudiciais para o meio natural.  Embora a maior parte das estâncias balneares esteja suficientemente limpa para proteger a saúde humana, muitos dos ecossistemas das massas de água europeias encontram-se num estado preocupante". E deixa o alerta: "os ecossistemas marinhos europeus estão ameaçados pelas alterações climáticas, a poluição, a sobrepesca e a acidificação. Muitas destas pressões deverão aumentar".

  

Outras conclusões retiradas do estudo:

  • Só 2 % das águas foram consideradas medíocres
  • A percentagem de estâncias que cumpriram os requisitos mínimos em 2013 foi essencialmente idêntica à de 2012. No entanto, a percentagem de estâncias "excelentes" aumentou de 79 %, em 2012, para 83 %, em 2013
  • Nas águas costeiras, a qualidade das águas foi ligeiramente superior, com 85 % das estâncias classificadas de "excelentes"
  • Todas as águas costeiras da Eslovénia e de Chipre foram classificadas de "excelentes"
  • A qualidade das águas balneares interiores foi ligeiramente inferior à média. O Luxemburgo foi o único país a receber a classificação de "excelente" para todas as estâncias balneares interiores, seguido de perto pela Dinamarca, com 94 % de águas balneares interiores "excelentes". A Alemanha alcançou a qualidade "excelente" em 92 % de quase 2 000 estâncias balneares interiores

 

Escolha viver em Portugal! Escolha com a VAP Real Estate.