PT: (+351) 289 316 394
info
Guia Michelin 2015: o melhor ano de sempre para Portugal!

Guia Michelin 2015: o melhor ano de sempre para Portugal!

Passam a ser 14 as moradas portuguesas recomendadas pelo prestigiado Guia Michelin em 2015, constituindo um recorde absoluto para Portugal desde que a classificação existe e que perfazem agora um total de 17 estrelas no influente guia de restaurantes.

O Belcanto, de José Avillez, em Lisboa, ascende à segunda estrela, conseguindo o feito de ser a primeira vez que a capital portuguesa tem um espaço com este nível de classificação do guia – até hoje apenas tinham existido restaurantes com uma estrela na cidade. O trabalho de José Avillez e do seu chefe de cozinha David Jesus tem sido seguido com atenção pelo inspectores do guia desde que a dupla se juntou no restaurante Tavares. Na edição de 2013, o Belcanto recebeu a primeira estrela com pouco mais de seis meses de abertura, uma vez que o espaço foi inaugurado em Janeiro de 2012 e as classificações ficam decididas anualmente em Julho.

A sul, o Algarve volta a contar com o São Gabriel na “constelação” do guia, com Leonel Pereira a receber a sua muito desejada primeira estrela. As mudanças de proprietário e de chef de cozinha foram alterações drásticas que o guia não costuma deixar passar por poderem pôr em causa o projecto da casa, o que levou à perda da estrela em 2014. No entanto, a reentrada no guia para 2015 é a confirmação inequívoca do trabalho que o cozinheiro algarvio tem vindo a desenvolver nos últimos anos.

A noite ainda reservava outra surpresa, com a atribuição da primeira estrela a Pedro Lemos, que dirige o seu restaurante homónimo no Porto. Tal como aconteceu o ano passado com o L’And, em Montemor-o-Novo, a publicação gaulesa gosta de surpreender e por isso a estrela para o jovem cozinheiro é mais uma boa e inesperada notícia para juntar a outras que a Invicta tem somado no turismo internacional.

Todos os restaurantes que receberam estrelas na edição do ano passado mantiveram-nas.

Com estas distinções, Portugal e mais concretamente o Algarve, assume-se cada vez mais como um Destino Gastronómico de eleição e referência!

 

Restaurantes em Portugal com estrelas no Guia Michelin 2015:

2**

- Ocean (Armação de Pêra), Hans Neuner
- Vila Joya (Albufeira), Dieter Koshina
- Belcanto (Lisboa), José Avillez [subida]

1*
- Casa da Calçada (Amarante), Vítor Matos
- Eleven (Lisboa), Joachim Koerper
- Feitoria (Lisboa), João Rodrigues
- Fortaleza do Guincho (Cascais), Vincent Farges
- Henrique Leis (Almancil), Henrique Leis
- Il Gallo d’Oro (Funchal), Benoît Sinthon
- L'And Vineyards (Montemor-o-Novo), Miguel Laffan
- Pedro Lemos (Porto), Pedro LEmos [estreia]
- São Gabriel (Almancil), Leonel Pereira [reentrada]
- Willie’s (Vilamoura), Willie Wurger
- Yeatman (Vila Nova de Gaia), Ricardo Costa

Fonte: O Público

 

Escolha Portugal! Escolha com a VAP Real Estate.